Segure os vagões e embarque nessa festa, porque o Trem da Alegria estava de volta! Ou, pelo menos, esteve em 2002, com sua última formação. Composta por quatro integrantes, essa tentativa de reviver o sucesso absoluto dos anos 80 e início dos 90 pode não ter alcançado a mesma loucura da época de Juninho Bill, mas ainda assim, o grupo se manteve ativo por três anos e segue vivo na memória afetiva de muita gente.
O primeiro disco foi lançado no mesmo ano da formação, e é sobre ele que este post se dedica. Vamos explorar curiosidades e analisar música por música!
TEXTO: Luis HenriqueEm 1985, sob a liderança dos produtores Michael Sullivan e Paulo Massadas, foi lançado o primeiro álbum do grupo Trem da Alegria. O grupo já estreou com grande sucesso, alcançando projeção nacional com o hit "Uni, Duni Tê", que teve até videoclipe exibido no programa Fantástico. A partir desse lançamento, o Trem da Alegria emplacou inúmeros sucessos ao longo de sua trajetória, lançando oito álbuns entre 1985 e 1992, período em que passou por diversas formações.
Foi no inicio do ano de 2002, que o empresário Marcos Quintella (ex-integrante do Dominó), descobriu que a gravadora BMG detinha os direitos da marca "Trem da Alegria" e resolveu trazer o grupo de volta aos trilhos. É curioso observar, que naquela epoca Quintela era socio e empresario da apresentadora Eliana, que também fazia parte do casting de artistas da gravadora BMG.
A pré-seleção ficou a cargo de Marcelle Carvalho e durou cinco meses e entre 150 crianças, cinco foram selecionadas. João Augusto Matos de onze anos já tocava violão que aprendeu "de ouvido" e já possuía experiência adquirida cantando no coral da igreja. Como já vem de uma familia musical, ele tirou de letra a oportunidade concebida.
Barbara Lívia de doze anos foi uma das crianças do elenco do musical Les Miserables no Brasil onde interperetou a pequena Cosette. Yago Piemonte de dez anos é filho de ciganos e se apresentava com a família em restaurantes. Ele também já havia ganhado um prêmio especial em um concurso de canto na Espanha.
Caroline Sayuri de nove anos era caloura no programa do Raul Gil e no ano de 2001 ganhou o Campeonato Brasileiro de Karaokê, na categoria De Bico, alem disso pouco antes da formação do grupo gravou um dueto com Eliana no album "É Dez".
Mas Luís, tem certeza que foram selecionadas cinco crianças? Pois é! Giovanna Vilarinho também estaria no Trem da Alegria e chegou a gravar sua voz nas músicas do grupo, mas acabou saindo antes da estreia. O motivo nunca foi revelado.
A pré-seleção ficou a cargo da produtora Marcelle Carvalho e durou cinco meses. A gravadora exigiu que os escolhidos tivessem ótima voz e soubessem improvisar. Em uma das fases do processo, os candidatos foram divididos em dois grupos para testar a harmonia vocal, cantando nada menos que "Xô Preguiça", sucesso de 1997 na voz da apresentadora Eliana.
Os integrantes assinaram um contrato de dois anos, e Marcos Quintella apostou alto no projeto. Para produzir o disco foram convocados ninguém mais ninguem menos que Zé Henrique, Marcelão e Sérgio Knust, da banda Yahoo. A escolha se deu porque naquele momento era a banda quem produzia os albuns da Xuxa.
As crianças passaram uma semana em estúdio gravando o álbum. Antes disso, receberam um CD com as demos das músicas na voz de Alessandra Maia, assistente vocal do grupo, que também participou dos coros em algumas faixas.
O album conta com composições de grandes nomes, como Robson Vidal e Abdullah – os mesmos que já haviam escrito para Xuxa (inclusive, a música Giro do Planeta conta com a participação do próprio Abdullah). Além disso, o álbum traz três composições de Carlos Colla, que, nos anos 80 escreveu várias músicas para o Trem da Alegria, como Alfabeto, Meu Pintinho e Zé Grandão.
O ensaio de fotos do disco aconteceu no Hopi Hari, sob as lentes do renomado fotógrafo Chico Audi. Já no dia 3 de setembro de 2002, o grupo retornou ao parque para gravar o clipe de "Uni, Duni, Tê", o maior clássico do Trem da Alegria, lançado originalmente em 1985. A direção ficou por conta de João Elias Jr
Sinopse do clipe
João, Bárbara, Sayuri e Yago chegam a um parque de diversões aparentemente fechado, o que os deixa decepcionados. No entanto, logo descobrem que o portão estava apenas encostado. Ao perceberem que o parque está completamente vazio e à disposição deles, correm para ligar os brinquedos e se divertem sem parar. Tudo vai bem até que um guarda aparece com um ar de reprovação. Mas quem resiste ao charme e à simpatia dessas quatro crianças? No final, o guarda se rende e se junta à diversão, aproveitando o parque como se fosse um deles.
Curiosidades da gravação: Sayuri revelou que levou um tombo no dia, pois usava uma bota com salto e tropeçou. Já João Augusto evitou os brinquedos mais radicais, pois tinha medo.
O CD foi lançado em 30 de agosto de 2002 e, no mesmo dia, o grupo realizou seu primeiro show: um pocket show exclusivo para jornalistas, na Livraria Leitura do Shopping Villa Lobos.
Bárbara relembra o frio na barriga que sentiu antes de subir ao palco, mas conta que logo passou. Sayuri, por sua vez, enfrentou um imprevisto curioso: poucos minutos antes da apresentação, acabou se molhando inteira ao usar a torneira do banheiro e precisou de um secador de cabelo para se recuperar.
A estreia foi breve, com a apresentação de três a quatro músicas do novo disco, além de cada integrante cantando um número solo.
![]() |
Fotos do primeiro show realizado pelo Trem da Alegria |
A estreia do grupo em rede nacional aconteceu no programa Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato. Embora tenham surgido propostas para que o lançamento ocorresse na Rede Globo, Marcos Quintela optou pelo programa de Gugu. No entanto, a participação acabou sendo breve: eles entraram, cantaram, se apresentaram e logo foram embora.
Se, nas décadas de 80 e 90, Xuxa foi a "Fada Madrinha" do grupo, marcando presença em todos os discos com pelo menos uma ou duas músicas gravadas, dessa vez o destaque ficou com Eliana. A apresentadora, que regravou diversas canções do Trem da Alegria (o suficiente para formar um álbum só com suas versões), recebeu o grupo com frequência em seu programa, que, aliás, foi a segunda atração televisiva em que eles apareceram.
O vínculo com Eliana era tão forte que o escritório do grupo ficava no mesmo local que o dela. Em uma entrevista para a rádio Maxximo, Bárbara contou que, certa vez, enquanto ensaiava uma coreografia, sofreu uma torção no pescoço. Ela acabou sendo socorrida pela equipe da apresentadora, que providenciou atendimento, incluindo uma massagista e até mesmo o carro de Eliana para levá-la ao local necessário.
Além disso, antes mesmo da estreia do grupo, Sayuri chegou a participar do álbum É Dez, da apresentadora, na faixa É Tão Lindo, uma regravação do clássico do Balão Mágico.
Cada integrante do grupo tinha um perfil único, mas todos compartilhavam o amor pela música e uma bela voz.
Bárbara, de 12 anos, já tinha experiência nos palcos, tendo participado do elenco do musical Les Misérables.
João Augusto, de 11 anos, começou cantando na igreja e também toca violão, instrumento que aprendeu a tocar de ouvido.
Yago, de 10 anos, vem de uma família cigana e costumava se apresentar com seus parentes em restaurantes. Em 2001, ele venceu um concurso de canto na Espanha. Curiosamente, ele foi o último integrante a ser escolhido – inicialmente, outra criança ocuparia sua vaga, mas Yago acabou entrando no grupo em seu lugar.
Um fato engraçado aconteceu na primeira reunião do grupo como Trem da Alegria. Havia vários potes de doces e balas na sala, mas todos estavam com vergonha de pegar. Yago quebrou o gelo ao ser o primeiro a se servir, e logo os outros perderam a timidez e fizeram o mesmo.
Sayuri, de 9 anos, era considerada uma "japonesinha prodígio". Em 2001, venceu o Campeonato Brasileiro de Karaokê na categoria De Bico e participou do programa de Raul Gil na Record.
Trem Fantasma
Super-heróis
Forças Armadas da Alegria
Depois de um longo dia pesquisando e procurando informações consegui montar esse post, espero que assim como eu, vocês curtam bastante. Ser fã do Trem 2002 me trouxe muitas alegrias. Obrigado a todos envolvidos que fizeram e trabalharam neste disco. Abraços: Luis Henrique
Se você quiser ver ao invés de ler, aqui está o video do post:
Nenhum comentário:
Postar um comentário